O Largo da Palma ( Toque 2.6)

O LARGO DE BRANCORESUMO ( p. 31 – 47)

 

O livro do baiano Adonias Filho (1915-1990) traz seis curtas novelas em suas 112 páginas, ambientada no Largo da Palma, na cidade de Salvador/ Bahia. E assim, este cenário é palco das cenas de amor e de dor vivenciadas pelos protagonistas,  pessoas simples, anônimas aos olhos da sociedade, mas, através das produções desse escritor, elas ganham uma notoriedade indiscutível, mesmo vivendo à margem.

A segunda novela é “ O Largo de Branco”  onde o Largo da Palma serve de cenário para um reencontro de casal após  30 anos de separação. A incrível história de Eliane e Odilon que haviam se casado e separado, mas o destino prega mais essa peça.

Quando jovem,  Eliane era muito pobre, com o derrame do pai, ela e a família passam por necessidade. Ela conhece o estudante de medicina Odilon,  este deu toda assistência “E, não fosse Odilon, tudo faltaria,  dinheiro, remédios, até mesmo comida” p.42

Só tinha um problema, Odilon era muito desleixado, não se arrumava, “desajeitado e desligado do mundo”, além de muito feio.  Mesmo assim, Eliane se casou com ele após a morte de seu pai, só  não sabia que sua irmã Joanita tinha razão: “-Você, Eliane, casou com um hospital.” Nada Odilon apresentava de atraente aos olhos da esposa, os estudos em excesso, os plantões…

Igreja Nossa Senhora da Palma – Salvador/BA

E o casamento para Eliane era um tédio, numa dessas viagens com Odilon, Eliane se irrita por descobrir que ele era estéril, e o abandona.  De imediato, envolve-se com Geraldo. Este sim, homem viril, porte de atleta, vaidoso. Foi amor à primeira vista.

Eliane envelhece, perde toda a sua juventude, e o homem viril, não a quer mais, coloca ela para fora da casa.  “Eliane morava num quartinho onde o sol não entra”.  Após seis meses de separação com Geraldo, ela recebe uma carta. Inicialmente, Eliane fica eufórica, pensando que Geraldo estava sentindo falta dela e a chamava de volta,  mas toma um susto ao perceber que a carta era de Odilon, seu primeiro marido.

Eliane estava desesperada, não tinha ninguém. Morando num quartinho, sem dinheiro… Como encarar Odilon?  O que será que ele iria dizer?  Tantos anos…  Não tinha jeito, ela teria que ir se encontrar com ele, não poderia mais disfarçar a sua pobreza. Saiu, alimenta os pombos que ficavam no Largo da Palma e foi em direção do seu ex-marido.

Eliane e Odilon no Largo da Palma, 30 anos depois. Odilon olhou para Eliane, como se nada tivesse acontecido entre eles e disse:

“- Vamos, Eliane, vamos para casa.”  (p.47)

Como se o Largo estivesse vestido de branco como num dia de  festa, foi assim que sentiu Eliane.

Toque Poético

 

Referência

FILHO, Adonias. O largo da Palma: novelas, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para O Largo da Palma ( Toque 2.6)

  1. Elisabeth disse:

    É o Toque Poético incentivando a leitura da literatura baiana. Adonias Filho é leitura obrigatória nos vestibulares das melhores universidades públicas do Brasil.

Deixe um comentário